sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ORAÇÕES COORDENATIVA- ATIVIDADES

O EMPREGO DAS CONJUNÇÕES
• A conjunção é uma classe de palavras invariável, cuja função é interligar elementos de uma frase, estabelecendo entre eles relações de sentido.
• As conjunções podem interligar desde palavras até períodos.
• Quando interligam duas ou mais orações, classificam-se em conjunções coordenativas (ex: e, mas, porém, logo)

Conjunção Coordenativa • Elo coesivo por meio do qual se estabelece a organização da informação e a estrutura da argumentação.
• mecanismo usado para assinalar as relações de sentido entre dois segmentos coordenados, que podem ser:
o sintagmas: segmentos ligados pela conjunção e;
o orações: segmentos ligados pelas conjunções mas, pois e ou;
o enunciados: segmentos ligados pela conjunção portanto.
Conjunções Coordenativas e Valores Semânticos

ADITIVAS:sentido de adição, soma ou seqüência de ações. Principais conjunções: e, nem, não só ... mas também, não só ... como também.
o Os gerentes devem delegar poderes e estabelecer relações democráticas.
o Os gerentes não só devem delegar poder como também estabelecer relações democráticas.

Adversativas: oposição, adversidade, contraste. Principais conjunções: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto.
o É importante delegar responsabilidades aos colaboradores, mas é preciso conhecer a capacidade deles.
o É importante delegar responsabilidades aos colaboradores, contudo é preciso conhecer a capacidade deles.

Explicativas: exprimem motivo, razão, explicação. Principais conjunções: que, pois (antes do verbo), porque.
o A empresa teve bons resultados porque (pois) possui um time com talentos diferenciados.
o Organize um time com talentos diferenciados, que (pois) isso garantirá o sucesso da empresa.

Conclusivas: exprimem conclusão, hipótese, dedução. Principais conjunções: portanto, logo, por isso, pois (após o verbo), dessa forma.
o Procurou estimular a criatividade em seu trabalho, logo (por isso) alcançará boa produtividade.
o Procurou estimular a criatividade em seu trabalho, alcançará, pois, boa produtividade.


Alternativas: exprimem alternância, escolha, exclusão. Principais conjunções: ou ... ou; ora ... Ora, quer ... quer, seja ... seja.
o Os profissionais devem estimular a própria criatividade ora convivendo com pessoas criativas, ora lendo bons livros.
o Seja no momento de lazer, seja na execução de uma tarefa, os profissionais devem procurar desenvolver o seu potencial criativo.
• Elementos coesivos usados para unir sintagmas nominais, orações e enunciados.
o Introduzem novas informações / argumentos, que possibilitam a progressão textual.
o Expressam as seguintes idéias: adição, adversidade, explicação, conclusão e alternância.


EXERCÍCIOS

I- Classifique as orações coordenadas em destaque nos seguintes períodos.
a) Abriu a Porta e disse adeus.
b) Alegra-te, pois estou aqui.
c) Meus atiradores não fuma nem bebem.
d) Mudou o natal ou mudei eu?
e) Os camponeses estão em greve, então faltarão alimentos.
f) João bebe, ou desocupa o copa.
g) Nunca tínhamos estado lá, mas encontramos facilmente o lugar.

II- Classifique as conjunções coordenativas em ADITIVAS, ADVERSATIVAS, ALTERNATIVAS, CONCLUSIVAS e EXPLICATIVAS.

a- Dorme, que eu penso.
b- Ele estudou, por conseguinte terá um futuro bem-sucedido.
c- Não previu nada, por isso esqueceu a mala.
d- Não pacteia com a ordem; é, pois, um rebelde.
e- Ouço música, logo ainda não me enterraram.
f- Não só leio mas também escrevo.
g- Correu e lutou bastante.
h- Ou sai você ou (saio) eu.
i- Quer leia, quer escreva, está sempre aprimorando sua linguagem.
k- Para arremedar gente ou bicho, era um gênio.
l- Ou eu me retiro ou tu te afastas.
m- Saiu, mas não foi ao banco.
n- Ele lê bastante, todavia não se concentra.
o- Seu quarto é pobre, mas nada lhe falta.
p- Cada uma delas doía-me intensamente; contudo não me indignavam.
q- Tinha saúde e robustez.
r- Pulei do banco e gritei de alegria.
s- Não é gulodice nem interesse mesquinho.

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
FRASE
É o enunciado com sentido completo, capaz de fazer uma comunicação.
Na frase é facultativo o uso do verbo.
Exemplos:
- Atenção!
- Que frio!
- A China passa por dificuldades.
As frases classificam-se em:
Declarativa: faz uma declaração. “Os olhos luziam de muita vida…” (Machado de Assis)
Interrogativa: utiliza uma pergunta. “Entro num drama ou saio de uma comédia?” (Machado de Assis)
Exclamativa: expressa sentimento. “Que imenso poeta, D. Guiomar!” (Machado de Assis)
Imperativa: dá uma ordem ou pedido. “Chegue-se mais perto…” (Machado de Assis)
Optativa: expressa um desejo. “Tomara que você passe na prova”.
“Vou-me embora.”, o enunciado fornece uma mensagem, porém usou verbo é o que chamamos de oração.

Oração
É o enunciado com sentido que se estrutura com base em um verbo.
Na oração é preciso usar verbo ou locução verbal.
Exemplos:
- A fábrica, hoje, produziu bem.
- Homens e mulheres são iguais perante a lei.
“- O senhor tem sempre um cumprimento de reserva: vejo que não perdeu o tempo na academia, Vou-me embora.”, o enunciado apresenta uma mensagem em que se utilizou vários verbos é o que chamamos de período.

Período
É a oração composta por um ou mais verbos.
O período classifica-se em:
Simples: tem apenas uma oração.
- “As senhoras como se chamam?” (Machado de Assis)
Composto: tem duas ou mais orações.
- “Um deles perguntou-lhes familiarmente se iam consultar a adivinha”. (Machado de Assis)
PONTUAÇÃO

Sempre que for redigir, o aluno deve estar atento às normas de pontuação.
Os sinais de pontuação, ei-los:
Vírgula---------------------- ,
Aspas------------------------ " "
Ponto de interrogação----- ?
Ponto de exclamação----- !
Ponto final------------------ .
Dois pontos----------------- :
Travessão------------------- -
Parênteses------------------ ( )
Reticências----------------- ...
Ponto e virgula------------ ;


Sinais de Pontuação

Pontos de Vista
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.

Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.
Revista Nova Escola - Edição Nº 165 - Setembro de 2003

1- Pontue a piada de modo que a mesma faça sentido.

Dois bêbados estavam em um bar quando resolveram mostrar onde cada um morava o primeiro
seguiu a frente e falou minha casa é virando a esquerda o outro bêbado falou a minha também é
os dois então resolveram virar à esquerda e
mostrar onde cada um morava passou um tempo e começaram a brigar e um gritou esta casa e
minha o outro conclui não não esta casa é minha os vizinhos sairam lá fora para ver o que estava
acontecendo e desta casa onde estavam em frente saiu uma mulher e gritou quanta gritaria à toa
quem está fazendo essa barulheira um dos vizinhos falou são esses dois, que para mim são bem
conhecidos a mulher olhou olhou novamente e concluiu claro muito bonito pai e filho brigando