sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ORAÇÕES COORDENATIVA- ATIVIDADES

O EMPREGO DAS CONJUNÇÕES
• A conjunção é uma classe de palavras invariável, cuja função é interligar elementos de uma frase, estabelecendo entre eles relações de sentido.
• As conjunções podem interligar desde palavras até períodos.
• Quando interligam duas ou mais orações, classificam-se em conjunções coordenativas (ex: e, mas, porém, logo)

Conjunção Coordenativa • Elo coesivo por meio do qual se estabelece a organização da informação e a estrutura da argumentação.
• mecanismo usado para assinalar as relações de sentido entre dois segmentos coordenados, que podem ser:
o sintagmas: segmentos ligados pela conjunção e;
o orações: segmentos ligados pelas conjunções mas, pois e ou;
o enunciados: segmentos ligados pela conjunção portanto.
Conjunções Coordenativas e Valores Semânticos

ADITIVAS:sentido de adição, soma ou seqüência de ações. Principais conjunções: e, nem, não só ... mas também, não só ... como também.
o Os gerentes devem delegar poderes e estabelecer relações democráticas.
o Os gerentes não só devem delegar poder como também estabelecer relações democráticas.

Adversativas: oposição, adversidade, contraste. Principais conjunções: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto.
o É importante delegar responsabilidades aos colaboradores, mas é preciso conhecer a capacidade deles.
o É importante delegar responsabilidades aos colaboradores, contudo é preciso conhecer a capacidade deles.

Explicativas: exprimem motivo, razão, explicação. Principais conjunções: que, pois (antes do verbo), porque.
o A empresa teve bons resultados porque (pois) possui um time com talentos diferenciados.
o Organize um time com talentos diferenciados, que (pois) isso garantirá o sucesso da empresa.

Conclusivas: exprimem conclusão, hipótese, dedução. Principais conjunções: portanto, logo, por isso, pois (após o verbo), dessa forma.
o Procurou estimular a criatividade em seu trabalho, logo (por isso) alcançará boa produtividade.
o Procurou estimular a criatividade em seu trabalho, alcançará, pois, boa produtividade.


Alternativas: exprimem alternância, escolha, exclusão. Principais conjunções: ou ... ou; ora ... Ora, quer ... quer, seja ... seja.
o Os profissionais devem estimular a própria criatividade ora convivendo com pessoas criativas, ora lendo bons livros.
o Seja no momento de lazer, seja na execução de uma tarefa, os profissionais devem procurar desenvolver o seu potencial criativo.
• Elementos coesivos usados para unir sintagmas nominais, orações e enunciados.
o Introduzem novas informações / argumentos, que possibilitam a progressão textual.
o Expressam as seguintes idéias: adição, adversidade, explicação, conclusão e alternância.


EXERCÍCIOS

I- Classifique as orações coordenadas em destaque nos seguintes períodos.
a) Abriu a Porta e disse adeus.
b) Alegra-te, pois estou aqui.
c) Meus atiradores não fuma nem bebem.
d) Mudou o natal ou mudei eu?
e) Os camponeses estão em greve, então faltarão alimentos.
f) João bebe, ou desocupa o copa.
g) Nunca tínhamos estado lá, mas encontramos facilmente o lugar.

II- Classifique as conjunções coordenativas em ADITIVAS, ADVERSATIVAS, ALTERNATIVAS, CONCLUSIVAS e EXPLICATIVAS.

a- Dorme, que eu penso.
b- Ele estudou, por conseguinte terá um futuro bem-sucedido.
c- Não previu nada, por isso esqueceu a mala.
d- Não pacteia com a ordem; é, pois, um rebelde.
e- Ouço música, logo ainda não me enterraram.
f- Não só leio mas também escrevo.
g- Correu e lutou bastante.
h- Ou sai você ou (saio) eu.
i- Quer leia, quer escreva, está sempre aprimorando sua linguagem.
k- Para arremedar gente ou bicho, era um gênio.
l- Ou eu me retiro ou tu te afastas.
m- Saiu, mas não foi ao banco.
n- Ele lê bastante, todavia não se concentra.
o- Seu quarto é pobre, mas nada lhe falta.
p- Cada uma delas doía-me intensamente; contudo não me indignavam.
q- Tinha saúde e robustez.
r- Pulei do banco e gritei de alegria.
s- Não é gulodice nem interesse mesquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário